Não é romântico falar “Eu só quero o melhor para você, por isso não deve sair com suas amigas”. Não é romântico ele te pedir para trocar de roupa, para apenas “te proteger”. Não é fofo quando você está olhando para o lado e ele começa a dizer que você está trocando olhares com alguém. Não é engraçado quando ele te faz acreditar que você está louca, e você acaba tendo que tomar remédios para “se controlar”. Não é bonito quando ele te irrita a ponto de fazer você começar uma briga na frente de toda a sua família, e enquanto você se sai de culpada, ele é o coitadinho. Não é legal quando ele chama a ex de louca. Não é certo ele te bater, isso NÃO é normal!!
Eu não estava querendo levar esse texto para o aspecto pessoal, mas a verdade é que eu preciso desabafar. Para aquelas, que assim como eu, conseguiram sair de um relacionamento abusivo: Parabéns, nós somos guerreiras! Para as que ainda lutam para sair dessa fase horrível: Vocês conseguem, nós acreditamos em vocês!
Sei que é muito difícil sair de uma relação assim, porque nem sempre o abuso vem tão escancarado. Muitas vezes você está decidida a cair fora e ele volta, sendo fofo e prometendo nunca mais repetir o que fez. Não acredite nele, ele não vai mudar. É difícil você desacostumar a ter a pessoa do seu lado sempre, mas não é por isso que você ficará presa numa relação que não te faz bem.
Você, mulher, é livre para tomar suas próprias decisões. Você tem a liberdade de escolher com que roupa vai, com quem sai, que horas volta, com quem conversa. Não deixe que ninguém tire isso de você.
Muitas vezes, o homem acaba destruindo tanto a autoestima da mulher, que ela pensa que sem ele ficará para sempre sozinha. Não acredite nisso! Existe uma pessoa muito interessante, em algum lugar, que vai te fazer muito feliz. E essa pessoa não vai te deixar para baixo e nem te proibir de fazer o que gosta. Então tenha coragem!
Normalmente, tendemos a negar, para nós mesmas, que estamos em um relacionamento abusivo. Não negue. Reconheça o fato e tome providências para sair dessa situação. Não é nenhuma vergonha assumir que está vivendo desse jeito. Vergonha é dizer para as amigas que não vai sair porque o namorado não deixa. Vergonha é ele te chamar de puta na sua cara.
Se ele: te humilha, te rebaixa, pede para você trocar de roupa porque aquela está “curta” ou “decotada demais”, te faz sentir que está louca, faz piadas grosseiras sobre você na frente dos amigos, destrói sua autoestima, fala mal da sua família/amigos, te proíbe de sair sozinha, te proíbe de conversar com as pessoas, te manipula, gosta de te ver sempre aos pés dele… você está em um relacionamento abusivo. E se ele te bater, não tenha medo, o número é 180.
Vocês que estão nessa prisão do relacionamento abusivo, saibam que existe luz do lado de fora. E é aqui que estamos esperando vocês, de braços abertos. Libertem-se e descobrirão como é bom voar.
P.S.: Existem vários tipos de relacionamentos abusivos, inclusive por parte de familiares, amizades e casais homoafetivos. Este texto foi escrito sobre relacionamentos amorosos entre um homem e uma mulher, o homem, no caso, sendo o abusador. Mas nada impede que também se encaixe em outros tipos de relacionamentos.
P.S.S.: Caso você queira apoio para sair de um relacionamento abusivo, eu estarei aqui. É mais fácil quando você conversa com alguém que já passou pelo mesmo.

Deixe um comentário