Olá!

O meu segundo dia em Foz do Iguaçu não foi exatamente em Foz. Eu estava extremamente animada para comprar meu celular, então nós fomos para o Paraguai. Eu já tinha lido sobre Ciudad del Este antes da viagem, mas não fazia ideia de como era a cidade.

Primeiro, nós pegamos um ônibus até o Terminal de Foz do Iguaçu. Saindo do terminal, tem uma parada de ônibus internacionais. O ônibus para Ciudad del Este passa mais ou menos de 15 em 15 minutos.

A fila para entrar no país já começa bem antes da Ponte da Amizade, que une Brasil e Paraguai. O engarrafamento é intenso, então sugiro que vão bem cedo para poder chegar lá tranquilo.

Como estávamos no meio de um engarrafamento enorme, descemos do ônibus e atravessamos a Ponte da Amizade a pé. Para entrar no Paraguai, você não precisa apresentar nenhum documento, mas é bom estar em posse dele.

foz
Visão de alguns shoppings em Ciudad del Este

Assim que entramos em Ciudad del Este, fiquei chocada. Sabia que tinha muitos shoppings, mas não imaginava que seriam tantos. Acho que são uns cinco shoppings por quarteirão, sério.

Logo, você já começa a ser abordado por promotores de loja. Eu já tinha lido em um artigo que você não deve aceitar a ajuda deles, porque acabam nos levando aos lugares de onde ganham comissão e não nos deixam ver as outras. Além disto, muitos se passam por promotores para roubar pessoas.

Minha mãe, querendo ser muito boazinha, aceitou a ajuda de um desses homens. Ele nos levou a um shopping e começou a nos mostrar um milhão de lugares. A gente tentava se despedir dele, mas ele fingia que não estava escutando. Só conseguimos fazer com que ele fosse embora quando minha mãe disse para ele que eu precisava me sentar pois estava passando mal.

Depois que ele saiu de lá, fomos andar pelas ruas. Continuamos a ser abordadas por mais desses promotores, mas ignoramos. Além disso, os vendedores de rua quase pulam em cima de você tentando vender meias e calcinhas sem costuras.

Entramos no shopping Monalisa, que possui muitos outdoors em Foz do Iguaçu. Percebemos que as coisas lá eram muito mais caras que a maioria dos outros lugares.

Eu não sabia onde comprar meu celular. Além disso, a internet e a rede de telefone não funcionam, por estar em território internacional. No Monalisa, o wifi só funciona para Facebook e Messenger, mas não para o navegador. Tive que mandar uma mensagem para a minha amiga Stephanie (obrigada, amiga!), pedindo para ela procurar no site da Apple as revendedoras oficiais no Paraguai.

No site da Apple, as lojas que constavam eram apenas a Tigo e a Claro. Quando fui na loja da Claro, me disseram que só poderia comprar com plano, o que não daria para mim.

Fui em outras lojas, mas queria ter certeza que elas eram autorizadas da Apple. Por isso, acabei voltando para Foz com apenas algumas roupas.

Ao chegar em Foz do Iguaçu, fomos para um barzinho. A cerveja estava ok, mas comemos um camarão horroroso. Não vou falar o nome do lugar, mas se alguém for para Foz e quiser saber o nome para passar longe, é só falar comigo.

Depois disso, fomos no mercado e voltamos para casa. Agora eu vou deixar aqui algumas dicas sobre compras no Paraguai.

Dicas:

1. Usar repelente: Não apenas para o Paraguai, mas também Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. A quantidade de mosquitos e pernilongos é enorme e no final do dia, você estará cheio de picadas. Não façam o que eu fiz e deixem para comprar o repelente no penúltimo dia de viagem.

2. Pesquisar onde você vai comprar antes de sair do Brasil: Essa é uma das dicas mais importantes. Fui ao Paraguai comprar meu celular e acabei voltando sem celular por não me sentir tão segura em comprar em qualquer lugar. O índice de produtos falsificados nos shoppings é pequeno, mas ainda podem existir. Por isso, pesquise onde comprar, veja o histórico da loja e as reclamações que ela tem. Além disso, teste sempre os produtos antes de sair da loja e exija nota fiscal sempre.

3. Não deixar para comprar coisas na volta: Como eu disse anteriormente, o Paraguai está repleto de shoppings e lojas, então não deixe de comprar algo difícil de achar quando você o encontra. Claro que você não vai comprar um celular em qualquer lugar, mas, ao achar aquela maquiagem que você tanto quer, compre logo. Vai evitar muita dor de cabeça por ter que achar aquele lugar depois. Spoiler: na maioria das vezes, você não vai achar.

4. Pagar em dinheiro: Troque seu dinheiro ainda no Brasil, já que a cotação é mais baixa. Leve sempre dólares e pague em dinheiro o que for comprar. Comprei algo no cartão, que foi cobrado em guaranis, depois convertido para dólares e depois para reais. Resultado: uma enorme alteração no preço. Então, pague sempre em dólar.

6. Não seguir os promotores de venda: Como eu já disse antes, muitas vezes podem ser ladrões fingindo ser promotores. Além disso, os verdadeiros promotores ficam grudados em você o tempo todo e você não vai conseguir fazer compras em paz.

7. Prestar atenção onde você anda: O trânsito de Ciudad del Este é caótico, com muitas barracas no meio da rua e muitos carros cruzando de todos os lados da via. Preste atenção onde você está andando e tome cuidado para não se machucar. Também cuide dos seus pertences, porque você estará em uma enorme muvuca e pode ser roubado sem perceber.

Espero que tenham gostado das dicas. Se tiverem mais alguma dica para acrescentar aqui, é só me enviar uma mensagem. Até logo!

 

 

Deixe um comentário

Sou Laura Braga

27 anos. Formada em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília. Procurando aprimorar a escrita e trazer sempre conteúdos melhores.