
Olá!
Voltei com mais uma indicação de livro. Escolhi para este mês O Conto da Aia, de Margaret Atwood, publicado pela primeira vez em 1985.
Trata-se de um romance distópico, retratando o funcionamento de Gilead, país resultante de um golpe de Estado que submeteu grande parte dos Estados Unidos.
O romance descreve como desastres ambientais e outros motivos levaram à queda nas taxas de natalidade. Com Gilead, a sociedade é reestruturada, de modo que os homens possam assumir poder total sobre as mulheres que apenas devem se preocupar em procriar. Elas são proibidas de ler, escrever e de trabalhar.
Os Comandantes (que são os homens que trabalham no alto escalão do governo) têm Esposas (que possuem o dever de cuidar do funcionamento da casa e de procriar). Caso elas sejam inférteis ou por algum motivo não consigam ter um bebê, são designadas Aias para aquelas famílias. Uma Aia tem o dever de ter filhos com o Comandante em questão. Depois que o bebê nasce, ele torna-se filho da Esposa e a Aia é transferida para outra casa.
É uma história tensa e assustadora, pois vemos a que papel as mulheres são reduzidas nesta sociedade. De qualquer forma, é um livro muito bom e cativante, que eu recomendo muito.
Você pode comprar O Conto da Aia clicando na imagem abaixo.

Deixe um comentário